RSS

Karatê-Do... Paixão!

Existem coisas que nos fazem ser quem nós somos. Contribuindo para minha, entre várias paixões, encontra-se a nobre arte... o Karatê-Do (Shotokan).
Surgiu com o Ginchin Funakoshi. Entrou em minha vida sem querer, achava que aquele monte de gente treinando era outra arte marcial (o que não me atraiu muito -_-'), mas parei e vi alguém fazendo um kata chamado "Empi" assim sim disse: "É isso que eu quero treinar!"
Passaram-se os anos e eu treinando, Kihon (movimentos que qualificam os golpes e o espírito do praticante), Kata (representações de lutas que são a essência do karatê) e Kumite (luta, passei a gostar mesmo só depois de ser graduado) me tornei um bom atleta com títulos municipais, estaduais, regionais e nacionais. A cada base, soco, chute sentia elevar meu espírito que estava presente no suor de meu kimono. A cada Kiai sentia a força que eu tinha, sentia a surpresa de meu sensei... é, bons tempos (nostalgia mode on) que pude respirar ofegante entre um kumite e outro, entre cada kata que tomava conta dos movimentos de meu corpo. Hoje o que sobra, fora a vontade de voltar a treinar e competir mesmo não tendo tempo, é carregar com honra o Dojo Kun:

HITOTSU - JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter!

HITOTSU - MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Ser fiel ao verdadeiro caminho da razão!

HITOTSU - DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço!

HITOTSU - REIGI O OMONZURU KOTO - Respeitar, acima de tudo!

HITOTSU - KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Reprimir o espírito de agressão!

E viver dizendo e sentindo que a hora está próxima: "Quero e vou voltar a treinar!"

0 comentários:

Postar um comentário